Robin Thirdfloor fala de calçado em “Ayashisa Amateku”

Posted by

Lançado no passado mês de Janeiro, “Ayashisa Amateku” é o single que apresenta Zithande (A Story About Self Love), a recentemente editada mixtape de Robin Thirdfloor, rapper oriundo de Durban, África do Sul. O tema, orquestrado por Sebastxn, produtor sul-africano radicado no Canadá, versa, numa primeira instância, sobre calçado – ayashisa amateku traduz-se para algo como “os ténis são bacanos” –, mas também explora, numa segunda análise, todo o trabalho que se esconde por trás do reconhecimento que o artista alcançou nesta sua ainda curta caminhada.

Influenciado por nomes da música sul-africana como Tkzee e Brown Dash, Robin Thridfloor (que assume ser fã da história e conceito de Robin Hood) mistura elementos de hip hop, electrónica e kwaito, um estilo nascido na África do Sul no início dos anos 90 que consiste em desacelerar as batidas de músicas house e embebê-las em ritmos africanos, sendo Arthur Mafokate, Alaska, Skeem, Doc Shebeleza, Trompies, Boom Shaka e Zola alguns dos seus principais embaixadores. Em 2015, Thirdfloor deu o grande tiro de partida para a sua carreira com a edição do EP Sound Empty Pockets Make. Dois anos depois, lança Bhotela, um EP de sete faixas que cimenta as sua sonoridade neo-kwaito.

No seu mais recente trabalho, Zithande (A Story About Self Love), Robin faz-se acompanhar de Smash Afrika, Mac 11, Rhea Blek e Jabulani Cindi, entre outros. O vídeo de “Ayashisa Amateku”, filmado em Umlazi, província de Kwazulu-Natal, é uma homenagem às suas origens repleta de imagens de crianças, trocas de bola na rua, danças e sorrisos rasgados. O tema é cantado em inglês e zulu, e é o primeiro lançamento de Robin através da sua própria editora, a Bhotela Republic.

https://open.spotify.com/album/7pcU4xOfWpYOIK38GKzKgI?si=HGWCrAwWQiyVUgRt6ZRdww